Proteção contra sobretensões para sistemas fotovoltaicos

 

A proteção contra sobretensões para sistemas fotovoltaicos tem sempre dois lados. As sobretensões podem ser acopladas ao sistema, tanto no lado da tensão contínua (DC/CC) como no lado da tensão alternada (AC/CA). Como consequência, por exemplo, o inversor pode ser danificado. A proteção contra sobretensões da OBO protege todos os lados de forma fiável e integral. Também linhas de dados existentes podem ser integradas com segurança na ligação equipotencial com dispositivos de proteção adequados.

Proteção contra sobretensões para sistemas sem sistema externo de proteção contra descargas atmosféricas

Em sistemas sem proteção externa contra descargas atmosféricas, não é exigida pela norma uma proteção contra sobretensões no lado DC. No entanto, a utilização é veementemente recomendada para que o sistema fotovoltaico esteja protegido em caso de sobretensões, por exemplo, devido a operações de comutação na rede. Ao mesmo tempo, a disponibilidade do sistema é assegurada.

Para proteger o inversor da melhor forma possível contra sobretensões perigosas, devem ser utilizados dispositivos de proteção contra sobretensões diretamente no lado da tensão contínua, assim como no lado da tensão alternada, tanto nas entradas como nas saídas.

Ao selecionar um dispositivo de proteção contra sobretensões para o lado da corrente contínua do sistema fotovoltaico, a tensão máxima em vazio do sistema fotovoltaico nunca deve exceder a tensão contínua máxima do dispositivo de proteção contra sobretensões. O número de dispositivos de proteção necessários é determinado pelo número de seguidores de MPP no respetivo sistema fotovoltaico.

Se o inversor estiver ligado a equipamentos de informação ou comunicação, estes cabos também devem ser integrados na ligação equipotencial utilizando dispositivos de proteção contra sobretensões adequados.

Sistemas de proteção contra sobretensões para sistemas fotovoltaicos

Uma gama variada para qualquer utilização:

  • Descarregador de corrente de raio/Descarregador combinado
  • Proteção contra sobretensões para sistemas de energia e de redes de dados
  • Soluções completas de sistema, prontas e pré-montadas em caixa
  • Descarregador combinado e de sobretensões para lado DC do sistema fotovoltaico
 
Diretivas relevantes

Para a proteção contra sobretensões de sistemas fotovoltaicos em conformidade com a norma, devem ser tidas em conta as seguintes diretivas:

  • Para evitar danos por sobretensões, recomenda-se um sistema de proteção contra descargas atmosféricas de acordo com a VDE 0185-305-3 (IEC/ EN 62305-3) para sistemas fotovoltaicos em telhados.
  • Uma análise de risco, de acordo com a VDE 0185-305-2, ajuda a determinar a necessidade de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas, bem como a classe de proteção contra descargas atmosféricas requerida. Isto aplica-se apenas aos casos em que não são exigidos outros sistemas de proteção contra descargas atmosféricas por outras diretivas, tais como as normas regulamentares de construção.
    Para sistemas fotovoltaicos complexos em espaço aberto como, por exemplo, centrais fotovoltaicas ou parques solares com requisitos de maior disponibilidade, a necessidade ou a exigência de medidas adicionais deve ser geralmente verificadas utilizando a VDE 0185-305-2.
  • Somente um sistema protegido pode suportar as cargas a que está exposto e produzir energia permanentemente de um modo seguro. Assim, na nova versão da diretiva VdS 2010 (fevereiro de 2021), as seguradoras imobiliárias continuam a recomendar a proteção interior contra sobretensões para sistemas fotovoltaicos em espaço aberto.
  • As normas da série VDE 0100, em particular a DIN VDE 0100-712, aplicam-se à instalação de sistemas de alimentação de energia fotovoltaica.
  • Se um sistema fotovoltaico for recentemente instalado e ligado ao sistema elétrico, deve ser utilizada uma proteção contra sobretensões (tipo 2 / classe II) no lado AC, de acordo com a DIN VDE 0100-443 e a DIN VDE 0100-712 (IEC 60364-4-44 e 60364-7-712).
  • Devido à referência adicional na DIN VDE 0100-712 à VDE 0185-305-3, Adenda 5, é necessário um sistema de proteção contra sobretensões não só no lado AC, mas também no lado DC, de modo a contribuir para a segurança do inversor em sistemas com proteção externa contra descargas atmosféricas.
Dispositivos de proteção contra sobretensões: seleção e número necessário

Os seguintes pontos devem ser considerados em especial na seleção:

  • A tensão contínua máxima, de um dispositivo de proteção contra sobretensões para o lado de corrente contínua do sistema fotovoltaico, nunca deve exceder a tensão máxima em vazio do sistema fotovoltaico.
  • O número de dispositivos de proteção necessários é determinado pelo número de seguidores de MPP no respetivo sistema fotovoltaico.
  • Se o inversor estiver ligado a equipamentos de informação ou comunicação, estes cabos também devem ser integrados na ligação equipotencial utilizando dispositivos de proteção contra sobretensões adequados. 

Para sistemas fotovoltaicos em edifícios, o inversor é instalado diretamente no telhado, no sótão ou frequentemente na cave, dependendo das condições locais. No caso de instalação na cave, pode fazer sentido utilizar a proteção contra sobretensões não só em frente ao inversor, mas também na entrada dos cabos no edifício, de modo a evitar acoplamentos indutivos do exterior.

Soluções OBO para um sistema fotovoltaico seguro

A proteção contra sobretensões para sistemas fotovoltaicos tem sempre dois lados: as sobretensões podem ser acopladas ao sistema, tanto no lado da tensão contínua como no lado da tensão alternada, por diversas razões e, por exemplo, danificar os inversores. A proteção contra sobretensões da OBO protege todos os lados de forma fiável. Para proteção da entrada do lado DC do inversor, a OBO providencia um portfólio de caixas de ligação de geradores com proteção contra descargas atmosféricas e sobretensões. 

 

Acesso rápido

 

Produtos em destaque para a proteção contra sobretensões

 
 
 

Isto também pode interessar-lhe

 

Opção de contacto

Luís Pinto

Departamento Técnico Norte

+351 219 253 220PINTO.LUIS@OBO.PT

Também pode utilizar o nosso formulário de contacto

Saudação

* Dados obrigatórios

Tem toda a liberdade para entrar em contacto connosco, através deste formulário ou para utilizar outros meios de contacto. Se desejar fazer uso desta opção, solicitamos nos campos obrigatórios apenas os dados que normalmente poderiam estar incluídos na sua assinatura de e-mail e que sabemos, perante a nossa experiência, que são necessários para responder ao seu pedido apropriadamente. Além disso, é livre de fornecer informações adicionais, as quais podem ser úteis para uma abordagem personalizada e para respondermos adequadamente ao seu pedido. Os detalhes do tratamento de dados por parte da OBO podem ser consultados na nossa política de privacidade.