Proteção contra incêndios em sistemas fotovoltaicos

 

Os cabos inflamáveis não devem ser instalados sobre paredes contra fogo sem medidas corta-fogo. Já que, em caso de incêndio, continuariam a guiar o fogo até à zona adjacente do telhado. No entanto, podem haver casos individuais em que não é possível evitar a condução de cabos inflamáveis através de paredes corta-fogo. Nestes casos, é necessário que os cabos sejam imperativamente instalados de forma protegida. A OBO oferece duas soluções diferentes para isso:  

▪ A instalação de cabos fotovoltaicos nos caminhos de cabos de aço inoxidável, dimensionalmente estáveis e extremamente robustos PYROLINE® PLMR

▪ A cobertura dos conjuntos de cabos com envoltura flexível e resistente às condições meteorológicas PYROWRAP® Wet FSB-WB

Os materiais de construção intumescentes incluídos em ambas as soluções fazem espuma em caso de incêndio e impedem a transmissão de fogo através dos cabos fotovoltaicos. A transmissão de fumo não é crítica neste caso, uma vez que a massa de fumo do incêndio pode ser emitida para o ar ambiente sem obstáculos.

Proteção isolada contra descargas atmosféricas conforme ETICS Se os cabos isCon® forem instalados dentro de um sistema de isolamento térmico pelo exterior (ETICS), podem penetrar nos chamados blocos antifogo feitos de materiais não inflamáveis. Em caso de incêndio, poderá levar à falha dos blocos antifogo. Aqui, a envoltura PYROWRAP® Wet FSB-WB é usada novamente para evitar a propagação do incêndio. Enquanto o isolamento queima e surgem aberturas, a espuma intumescente volta a fechá-las novamente. Um efeito de chaminé através do cabo isCon® é evitado de forma segura.

Instalar cabos fotovoltaicos no interior de edifícios

Em alguns casos, os cabos que conduzem a corrente contínua têm ainda de ser encaminhados através do edifício até ao inversor. Se as instalações estiverem localizadas em vias de evacuação e saídas de emergência, os cabos fotovoltaicos de CC devem ser instalados encapsulados.

O ducto de proteção contra incêndios OBO PYROLINE® Sun PV adequa-se a este efeito. O ducto de instalação de betão celular reforçado com fibra de vidro oferece, também, proteção contra tensões de contacto perigosas em caso de incêndio com a sua superfície não condutora. Além disso, cumpre os requisitos da regra de aplicação VDE AR-N-E-2100-712 para instalações de proteção de contacto e à prova de incêndio. Também protege o pessoal dos serviços de emergência de choques elétricos durante as operações de combate a incêndios. Uma outra vantagem: o ducto pode ser instalado no exterior. É especialmente adequado para o revestimento posterior de cabos de CC já instalados, uma vez que pode ser adaptado de forma flexível aos caminhos dos cabos. A instalação do ducto pode ser feita diretamente na parede ou no teto. Com os acessórios de ligação próprios é possível também uma montagem suspensa. 

Os dutos de proteção contra incêndios também cumprem os requisitos da regra de aplicação VDE AR-N-E-2100-712 para instalações de proteção de contacto e à prova de incêndio (secções 6.2 und 6.4). Também protege o pessoal dos serviços de emergência de choques elétricos durante as operações de combate a incêndios.

Proteção através de medidas organizacionais

No ponto de transferência do sistema elétrico, por exemplo, na caixa de ligação da residência ou no quadro principal, deve ser afixada uma placa de aviso normalizada, também conhecida como placa para bombeiros, de acordo com a VDE 0100-712. A marcação permite que os serviços de emergência dos bombeiros reconheçam o sistema fotovoltaico. Assim, as medidas de extinção são executadas sob observância das distâncias de segurança conforme a DIN VD 0312 – Combate a incêndios e assistência técnica na área dos sistemas elétricos.

 

Acesso rápido

 

Produtos em destaque para a proteção contra incêndios

 
 
 

Isto também pode interessar-lhe

 

Opção de contacto

Luís Pinto

Departamento Técnico Norte

+351219253220PINTO.LUIS@OBO.PT

Também pode utilizar o nosso formulário de contacto

Saudação

* Dados obrigatórios

Tem toda a liberdade para entrar em contacto connosco, através deste formulário ou para utilizar outros meios de contacto. Se desejar fazer uso desta opção, solicitamos nos campos obrigatórios apenas os dados que normalmente poderiam estar incluídos na sua assinatura de e-mail e que sabemos, perante a nossa experiência, que são necessários para responder ao seu pedido apropriadamente. Além disso, é livre de fornecer informações adicionais, as quais podem ser úteis para uma abordagem personalizada e para respondermos adequadamente ao seu pedido. Os detalhes do tratamento de dados por parte da OBO podem ser consultados na nossa política de privacidade.