Aquecer-se, carregar rapidamente o telemóvel e beber um chá, pequenas coisas do dia a dia que podem fazer uma grande diferença para a população civil ucraniana. Ansgar Frommeyer, da organização humanitária "Rolling Hospital", está agora a tornar isto possível através da conversão de 12 autocarros públicos em salas de aquecimento móveis. A OBO apoia a alteração dos autocarros fornecendo material de instalação elétrica, assegurando assim uma fonte de alimentação fiável nas salas de aquecimento móveis.

Um total de 6 autocarros articulados com 18 metros de comprimento e outros 6 com um comprimento de 12 metros estão a ser utilizados como autocarros de aquecimento móveis. Os cidadãos ucranianos têm, então, a oportunidade de se aquecerem aqui e tomarem uma sopa ou bebida quente. Um aparelho de televisão alimentado por um sistema de satélite também garante a atualização de informação e visualização de notícias. Os smartphones e outros dispositivos móveis podem ser carregados numa série de tomadas USB. Um fogão a gás de dois bicos com garrafas de gás cheias e um toldo, também fazem parte da infraestrutura. A área exterior pode ser utilizada para cozinhar e a tenda serve como para-vento. Os lugares sentados existentes no autocarro foram mantidos. Isto significa que cada sala de aquecimento tem entre 37 a 52 lugares. Isto também oferece a vantagem de, assim que a situação na Ucrânia atenuar, os autocarros poderem voltar a ser utilizados no transporte público local sem grande custo.
A OBO apoiou o projeto das salas de aquecimento móveis com o material de instalação necessário para a passagem de um cabo de 230 volts a partir do banco do condutor, bem como um cabo de 24 volts instalado em forma de U, através do compartimento dos passageiros. Para o efeito, a OBO disponibilizou os seguintes produtos: calhas técnicas Rapid 80 para a zona dos lugares em pé nos autocarros, na qual estão alojadas as tomadas USB. Para além das calhas técnicas, a OBO disponibilizou também as caixas de aparelhagem, tomadas múltiplas, tampas de calha e os topos necessários. Além disso, as mini calhas conduzem os cabos USB aos bancos individuais, de modo a que tomadas USB também possam ser aqui instaladas.
Este projeto está em conformidade com os seguintes Objetivos de sustentabilidade das Nações Unidas

