Um total de três escolas Christoph Bettermann no Uganda dá às crianças com deficiência que, de outra forma não teriam qualquer hipótese de educação, a possibilidade de ir à escola e aprender.


Em 2012, foi construída a primeira Escola Christoph Bettermann no distrito de Mubende com donativos da OBO. Aqui vivem cerca de 440.000 habitantes. 400 crianças são lecionadas na Escola Christoph Bettermann e recebem ensino básico durante oito anos. As crianças órfãs e crianças que vivem longe, também têm a oportunidade de estudar aqui e são acolhidas em regime de internato. Os postos médicos, equipamentos de tratamento e de cuidados de saúde são também parte integrante.
"Eu sei o quão importante é o nosso apoio. Fui ajudado por muitas pessoas e quero partilhar um pouco disso."
Christoph Bettermann, patrono da escola
Para Ulrich Bettermann, Presidente do Conselho de Administração do grupo OBO Bettermann, este compromisso tem um contexto muito pessoal. O seu filho mais novo, Christoph, dependente de uma cadeira de rodas. A associação "Kindern eine Chance" foi um dos parceiros na concretização da Escola Christoph Bettermann. Desde 2008, a associação tem estado ativa principalmente na ajuda aos órfãos da SIDA em África.
Ao longo dos anos, a escola foi-se expandido gradualmente. No verão de 2015, foi criada a segunda escola no território da África Oriental. Os programas de férias para famílias com crianças portadoras de deficiência também se realizam aqui frequentemente.

Entretanto, foi também concluída a terceira Escola Christoph Bettermann. Trata-se do projeto mais generoso que a "Kindern eine Chance" conseguiu realizar com o apoio da OBO. Atualmente, 600 crianças, 100 das quais com incapacidade física ou mental, têm acesso ao ensino escolar.
A prioridade das escolas Christoph Bettermann é fomentar o melhor possível a independência das crianças, para que mais tarde estejam aptas a participar ativamente na sociedade. Para algumas crianças, a Escola Christoph Bettermann já serve de trampolim para uma escola normal. Isto é possível devido ao acompanhamento terapêutico intensivo.
As escolas também atribuem grande importância à ligação com a comunidade local. Este facto aumenta significativamente a sensibilização e a aceitação das pessoas com deficiências nas comunidades locais.
Este projeto está em conformidade com os seguintes Objetivos de sustentabilidade das Nações Unidas


