close

Possivelmente, este não é o acesso correto ao sítio da OBO-Bettermann. Pode alternar para as seguintes variantes específicas de país:

Centro de testes BET

Onde atuam forças poderosas.

  • Galeria

No Centro de testes BET são verificados, de forma normalizada e por especialistas altamente qualificados, componentes de proteção contra raios e sobretensões, estruturas de proteção contra descargas elétricas e dispositivos de proteção contra sobretensões. Adicionalmente são analisadas de forma científica as consequências de eventos com descargas elétricas.

O BET dispõe de um gerador de teste para verificações de descargas elétricas até 200 kA e um gerador híbrido para verificações de tensão de choque até zu 20 kV. Ambos os geradores foram criados em colaboração com o Engenheiro Dr. Jan Meppelink da Universidade de Soest.

No gerador de teste são predominantemente verificados produtos TBS - Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas e sobretensões transitórias. Nestes incluem-se testes que acompanham o desenvolvimento de novos produtos, modificações em produtos OBO e testes comparativos da concorrência em componentes de proteção contra descargas elétricas, aparelhos de proteção contra sobretensões e condutores de descargas elétricas. As verificações para componentes de proteção contra descargas elétricas são efetuadas conforme a norma DIN EN 50164-1 e em disruptores conforme a norma DIN EN 50164-3.

No gerador híbrido são verificados aparelhos de proteção para cabos de dados, bem como todos os tipos de sistemas de condução de cabos e de caminho de cabos até oito metros de comprimento. São adicionalmente efetuadas verificações da condutividade elétrica conforme a norma DIN EN 61537.


História do BET

1994-1995 Planeamento e construção do gerador de descargas elétricas, sob direção do Engenheiro Dr. Meppelink

Dezembro de 1995 Fundação e inauguração do BET – Blitzschutz- und EMV Technologiezentrum GmbH (Centro tecnológico de proteção contra descargas elétricas e CEM) como filial independente da OBO BETTERMANN GmbH & Co. KG na Fischkuhle 39.

Tarefas do BET:

  • teste normalizado de componentes de proteção contra descargas elétricas e produtos de proteção contra sobretensões
  • análise científica das consequências de eventos com descargas elétricas, em colaboração com o FH SWF em Soest
  • Realização de seminários sobre a protecção contra descargas elétricas e proteção contra sobretensões.
  • Publicação e apresentação dos resultados das investigações em conferências nacionais acerca da proteção contra descargas elétricas, como as Convenções VDE ABB, em Neu Ulm e as Conferências internacionais de proteção contra descargas elétricas ICLP e em revistas técnicas
  • Participlação em entidades de normalização nacionais e internacionais, como DKE, CENELEC e IEC


Tipo de clientes: BET GmbH efetuou testes para mais de 50 clientes diferentes, originários de todas as partes do mundo.

1998 Ampliação do espetro de verificações: são também oferecidas verificações ambientais, como o teste de pulverização de nevoeiro salino, e é colocado em funcionamento o teste em atmosferas sulfúricas e um gerador de teste automático para aparelhos de proteção contra sobretensões em cabos de dados.

2008 Através da crescente necessidade de testes, sobretudo para o departamento de desenvolvimento TBS, é dissolvida a BET GmbH e integrada na OBO BETTERMANN GmbH & Co.KG. Início da reconstrução do laboratório, incluindo extensão, reestruturação e mudança para o coração da OBO Produção em Hüingsen, na proximidade do departamento de desenvolvimento. A reconstrução exigiu uma forte blindagem do edifício, de forma a reduzir as interferências do gerador de descargas elétricas.

2009 Renomeação do nome do BET como centro de testes para sistemas de proteção contra descargas elétricas, eletrotécnicas e sistemas de suportagem. Assim, além de 300 impulsos de descargas elétricas por dia, podem ser efetuadas verificações mecânicas em sistemas de caminho de cabos.