Informações sobre o Sistema de denúncia de irregularidades da OBO

O Grupo OBO compromete-se a exercer a sua atividade de acordo com os mais elevados padrões éticos e legais. Por este motivo, qualquer violação do Código de Conduta do Grupo OBO será tratada com a máxima seriedade.

O Sistema de denúncia de irregularidades da OBO destina-se a apoiar os colaboradores, a direção, os parceiros comerciais, os clientes, os fornecedores, etc. do Grupo OBO, bem como todos os indivíduos potencialmente afetados (todas as pessoas singulares), para reconhecer, denunciar e eliminar eventuais irregularidades no seio do Grupo OBO, e pretende também disponibilizar um canal de denúncia seguro sem receio de represálias, com o objetivo de reforçar a cultura de conformidade e de informação no seio do Grupo OBO.

Comportamentos ilegais, imorais ou ilícitos, ou comportamentos que violem o Código de Conduta da OBO e que o colaborador ou a pessoa em causa não consiga travar sem ajuda, devem ser comunicados a uma pessoa de contacto designada pelo Grupo OBO. No entanto, o Sistema de denúncia de irregularidades não se destina a ser utilizado para apresentar reclamações ou denunciar outros colaboradores em geral.

O Sistema de denúncia de irregularidades serve para receber e tratar as denúncias e para proteger os denunciantes de irregularidades e os seus apoiantes de retaliações relacionadas com as denúncias. Em particular, o Sistema de denúncia de irregularidades não está disponível para reclamações ou perguntas de caráter geral. Para esse fim, contacte o nosso serviço de apoio ao cliente:

infonoSpam@obo.pt

No caso da Alemanha, as reclamações apresentadas ao abrigo da lei alemã sobre as Obrigações de Diligência Devida das Empresas para a Prevenção de Violações dos Direitos Humanos nas Cadeias de Abastecimento (LKSG) devem ser enviadas para o seguinte endereço de correio eletrónico: supplychain.complaintsnoSpam@obo.de.

As denúncias só devem ser feitas se o denunciante da irregularidade agir de boa-fé e acreditar que as informações comunicadas são verdadeiras. O denunciante da irregularidade não está a agir de boa-fé se souber que uma informação comunicada é falsa. Em caso de dúvida, as informações não devem ser apresentadas como factos, mas sim como suposições, estimativas ou declarações de outros indivíduos.

As denúncias podem ser apresentadas pelos denunciantes das irregularidades a um dos gabinetes competentes, utilizando os contactos abaixo indicados:

Dr. Máté Ferenc Smelka
Responsável Internacional pela Conformidade
OBO BETTERMANN Hungary Kft.
H-2347 Bugyi, Alsóráda 2.
E-Mail: compliancenoSpam@obo.de, ou smelka.matenoSpam@obo.hu
Telemóvel: +0036 20 490-2967
Telefone: +0036 29 349-708

ou,

Sascha Hesse
Consultor jurídico (Representante do Responsável pela Conformidade)
OBO BETTERMANN Holding GmbH & Co. KG
Germany
Hüingser Ring 52, 58710 Menden (Sauerland)
E-Mail: compliancenoSpam@obo.de, ou sascha.hessenoSpam@obo.de
Telefone: +49 2373 89-1232

A apresentação de informações sobre violações não está vinculada a qualquer forma ou língua específica. As informações sobre violações podem ser apresentadas pelo denunciante da irregularidade na língua materna do país de origem; o gabinete competente assegura a tradução e a comunicação na língua materna do denunciante. Em particular, as denúncias podem ser apresentadas pessoalmente, por telefone, por escrito ou sob a forma de texto (por exemplo, carta ou correio eletrónico). Por razões de simplificação processual, recomenda-se a apresentação por correio eletrónico. A fim de assegurar o tratamento confidencial das comunicações postais, solicitamos que seja utilizado o sufixo "CONFIDENTIAL - OBO Notices". A denúncia também pode ser feita de forma anónima

O Grupo OBO cumpre as suas obrigações ao abrigo das leis de proteção de dados aplicáveis, incluindo o Regulamento (UE) 2016/679 (RGPD) e as leis nacionais de execução do mesmo, e trata todas as informações sobre violações, independentemente da sua veracidade, com particular confidencialidade e de acordo com os regulamentos legais de proteção de dados aplicáveis.

Para mais informações sobre o sistema de denúncia, consulte a Política de Denúncia de Irregularidades do Grupo OBO.

Agradecemos desde já a sua colaboração.

A sua equipa de Denúncia de Irregularidades OBO

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