Verificação de componentes de proteção contra descargas elétricas

Teste normalizado de componentes de proteção contra descargas elétricas

  • Componentes de ligação metálicos, como ligadores, abraçadeiras ou terminais, peças de expansão como barras equipotenciais em sistemas de proteção contra descargas elétricas devem ser verificados conforme a EN 50164-1 "Componentes de proteção contra descargas elétricas – Parte 1: Requisitos dos componentes de ligação". Na norma mencionada estão prescritas configurações fixas de teste. 
  • Os componentes de proteção contra descargas elétricas devem ser classificados de acordo com a sua capacidade de retenção das descargas elétricas: Classe H para carga elevada/100 kA, 50 As, 2,5 MA²s e Classe N para carga normal/50 kA, 25 As, 0,63 MA²s
  • Antes de expor a descargas elétricas, é necessário um condicionamento/envelhecimento através do tratamento com nevoeiro salino e uma atmosfera sulfúrica húmida. Em casos especiais de componentes em liga de cobre, com teor de cobre < 80 %, é necessário um tratamento adicional numa atmosfera de amoníaco.
  • Após o condicionamento/envelhecimento, a verificação é efetuada com 3 impulsos de descargas elétricas, de acordo com a classe de verificação H com 100 kA ou, com a classe N, com 50 kA.
  • Após a verificação da corrente de descargas elétricas, o modelo em teste não pode apresentar danos. A resistência elétrica de passagem no borne de terra não pode exceder o valor de 1 mΩ e, no caso especial do aço inoxidável, o valor de 2,5 mΩ. Adicionalmente, o binário de separação de ligadores roscados não pode ser inferior a 0,25 vezes o valor do binário de aperto nem superior a 1,5 vezes o valor do binário de aperto.
  • Após uma verificação bem sucedida, os resultados são documentados e representados num relatório de teste. O componente de proteção contra descargas atmosféricas obtém o símbolo de verificação BET, de acordo com a verificação de componentes de proteção contra descargas atmosféricas adequada à sua classe de verificação.